international shipping | até 6x sem juros | 8% off no pix
O que é laca chinesa? Breve história de uma técnica milenar

A laca chinesa — uma resina natural extraída da árvore Toxicodendron vernicifluum — é utilizada como revestimento desde o Neolítico, há cerca de 6.000 anos. De início, era aplicada para proteger objetos em madeira, bambu e cerâmica, até evoluir em arte polida e resistente.

Imagem: Potiche em laca policromada com delicado e elaborado trabalho em relevo. Produzidos na China, no século XIX. Acervo Arve.

 

1. Da resina ao utensílio

A resina, quando seca, polimeriza – formando um revestimento duro, leve e resistente a água e ácidos. No entanto, seu manuseio exige habilidade: ao passar pelo processo de cura em ambientes úmidos, o material se torna robusto, exigindo várias camadas para alcançar seu acabamento inconfundível .

Imagem: "Sutra box with dragons amid clouds. China, Ming dynasty (1368–1644), Yongle period (1403–24)." Acervo Metropolitan Museum of Art.

 

2. Técnicas e decoração

Com o tempo, os artistas aperfeiçoaram métodos complexos como:

- Pintura em laca com pigmentos vermelhos (cinabrio), negros (carbono) e ocasionalmente amarelos;

- Escultura em laca (técnica qidiao), em que várias camadas são aplicadas e depois entalhadas para revelar padrões por cores;

- Incrustações de ouro/prata e madrepérola, rendem objetos luxuosos que figuram em coleções imperiais .

Essas técnicas sofisticadas se consolidaram durante as dinastias Han (206 a.C. – 220 d.C.) , Tang (618–907) e Song (960–1279), alcançando destaque nos períodos Ming (1368–1644) e Qing (1644–1912) como símbolo de prestígio.

Imagem: "Tray with women and boys on a garden terrace. China, 14th century." Acervo Metropolitan Museum of Art.

 

3. Difusão e influências internacionais

A técnica da laca se espalhou da China para Coreia e Japão, onde foi adaptada e refinada ao longo dos séculos. No Japão, o uso da laca resultou no desenvolvimento da técnica chamada maki-e (literalmente “imagem salpicada”), que consiste em aplicar pó de ouro ou prata sobre a laca ainda úmida, formando desenhos delicados e luminosos. O maki-e é uma das expressões mais sofisticadas da laca no mundo.

Na Europa, o fascínio pela laca surgiu entre os séculos XVI e XVIII, especialmente por meio das rotas comerciais com a China e o Japão. Esse interesse gerou inclusive imitações ocidentais, como a técnica do “japanning”, que buscava replicar visualmente o efeito da laca asiática, mesmo com materiais distintos.

Imagem: 11 peças em laca vermelha, com detalhes dourados que refletem paisagens orientais, é composto por bowls e talheres. Datado de cerca de 1900. Acervo Arve.

 

4. Por que é importante?

  • Durabilidade excepcional: resistente à água, calor e tensão;

  • Potencial estimado: considerado um “plástico natural” milenar;

  • Valorização cultural: objetos em laca representam a evolução da cultura visual chinesa e de toda a Ásia Oriental.

Imagem: Conjunto com 6 bowls em laca, na cor preta com parte interna com pintura a ouro. Japão, princípio do século XX. Acervo Arve.

 

Conheça peças de laca no acervo da Arve

 

Arve | Arte com Verdade